Mais de 3 mil famílias da comunidade Rajada, zona rural de Petrolina, começam a renovar suas esperanças em conquista a tão sonhada escritura de seus terrenos. O prefeito Miguel Coelho formalizou, na manhã deste sábado (28), o início do cadastramento de centenas de lotes de terra para a regularização fundiária no distrito. A cerimônia contou com a presença do ministro Fernando Filho, do deputado federal Guilherme Coelho, vereadores, secretários municipais e a comunidade rajadense em peso, que lotou a nova quadra esportiva da Escola José Cícero Amorim.

A expectativa da prefeitura é concluir o processo de cadastramento e autorização das escrituras ao longo de 12 meses. Para isso, a Prefeitura vai montar estruturas em Rajada e visitar os imóveis para coletar a documentação dos moradores que ainda não tem a escritura do terreno. Além disso, será feito um processo de reordenamento urbano para evitar áreas de risco e um plano de habitação para moradias destinadas a pessoas de baixa renda.

Durante o ato de lançamento do programa de regularização, Miguel Coelho destacou a importância das escrituras para os moradores que lutavam pelo direito à terra durante anos. “A gente sabe que é um tempinho demorado para concluir esse processo, mas tenho certeza que vale a pena esperar, pois são mais de 3 mil famílias que sonham há décadas em ter sua escritura, de finalmente ter sua casa, seu comércio regularizado. Quero voltar a Rajada no próximo ano para um dia histórico em que vamos entregar a sonhada escritura para toda essa gente que vivia aguardando por algo tão simples, mas também muito especial”, resumiu o prefeito.

O ministro Fernando Filho também comemorou a iniciativa e ressaltou a retomada dos investimentos na zona rural de Petrolina. “Estamos inaugurando quadras, entregando máquinas, perfuramos e instalamos mais de 150 poços. Isso é a demonstração concreta de que Rajada e todo o povo do interior voltou a ser respeitado como merece”, disse o ministro, que na oportunidade também entregou uma ensiladeira (equipamento usado para colheita e moagem).

Nova quadra

O palco para o anúncio da regularização fundiária foi a nova quadra da escola José Cícero Amorim. O equipamento é multifuncional e poderá ser utilizado para a prática de basquete, vôlei e futebol, em todos os horários, já que foi equipado também com cobertura e iluminação especial. Para a construção da quadra, a Prefeitura de Petrolina investiu cerca de R$ 400 mil. As informações são da assessoria da PMP/foto divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here