Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, visita Petrolina. (Foto: Ivaldo Reges)

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Valter Casimiro, anunciou obras de melhorias na infraestrutura de transportes em Petrolina, nesta quinta-feira (14). Durante visita à cidade, Casimiro deu ordem de serviço para a construção de dois viadutos na BR-428 e a autorização para licitação do projeto para construção do terminal hidroviário na Orla Petrolina (terminal das barquinhas).

Com um investimento de 18,9 milhões, serão implantados dois viadutos, sendo o primeiro localizado na interseção da Rua Bernardo Coelho e Avenida São Francisco e o segundo na interseção da Rua Marechal Hermes da Fonseca e Avenida das Nações. A obra se conectará à duplicação da Avenida Sete Setembro, que está em andamento, formando um novo complexo viário.

Casimiro destacou que, com alargamento da rodovia BR-428, em vias de conclusão, e agora com a construção desses viadutos, o trânsito em Petrolina terá um salto de qualidade à altura de um dos maiores municípios do interior pernambucano. “Sabemos da importância deste segmento para a mobilidade de Petrolina, com benefícios não apenas aos veículos que por lá trafegam, mas também os moradores do município”, destacou o ministro.

A expectativa é de que a construção dos dois viadutos seja iniciada em novembro, após a finalização dos projetos e preparativos dos terrenos. Já a inauguração da obra está prevista para 2019. “É um momento histórico para Petrolina. Esperamos mais de 40 anos para esse tipo de obra. Os novos viadutos fazem parte de um grande plano da Prefeitura com o Governo Federal para fazer nossa cidade se preparar para o futuro e se tornar outra vez referência em mobilidade”, comemorou o prefeito Miguel Coelho.

O ministro Valter Casimiro adiantou que o Governo Federal também investirá em outras obras viárias como na Avenida Honorato Viana. “As obras na BR-428 irão resolver pontos críticos já identificados em Petrolina. Quero voltar aqui para inaugurar essas importantes ações, assim como, dar a ordem de serviço para as obras na BR-407”, prometeu Casimiro.

Terminal Hidroviário

O ministro assinou também a autorização para a licitação do projeto de construção do terminal das barquinhas, na Orla. De acordo com a Prefeitura, o equipamento será estratégico para o conforto e segurança dos milhares de usuários do transporte via Rio São Francisco, na conexão Petrolina-Juazeiro. O projeto deve ficar pronto até novembro e, em seguida, a Prefeitura e o Governo Federal irão celebrar uma parceria para iniciar as obras de construção do terminal.

Participaram do encontro com o ministro, entre outras autoridades, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o pré-candidato ao Senado na chapa de oposição em Pernambuco, Mendonça Filho (DEM).

CB

Deixe uma resposta