Caminhão estava sendo lavado no Rio São Francisco, em Petrolina-PE. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina flagraram hoje (13) o motorista de uma carreta lavando o veículo dentro do Rio São Francisco, no trecho próximo à captação de água dos carros-pipas da cidade. Por conta disso, ele foi multado no valor de R$ 5 mil.

A equipe da AMMA verificou ainda que, durante a lavagem, parte dos dejetos e fezes dos animais foram descartados nas águas do Velho Chico. O responsável pela carreta foi autuado no Artigo 61 do Decreto Federal de nº 6.514/08, que pune aquele que causar poluição de qualquer natureza, que possa resultar em danos à saúde humana, animal ou a biodiversidade.

Além de ser multado, o condutor da carreta foi orientado a remover os resíduos sólidos da superfície da água e a realizar uma sucção no trecho contaminado. Uma equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) também esteve no local e notificou os ocupantes do veículo. De acordo com a AMMA, o motorista tem dez dias, a partir da autuação, para recorrer ou pagar a multa. Em caso de reincidência, além de multa, o veículo pode ser apreendido.

CB

Deixe uma resposta