Por: Blog Edenevaldo Alves –


O Mutirão de Catarata realizado pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) encerrou nesta quarta-feira (31.07) com 302 cirurgias realizadas.

“Nós não só batemos a nossa meta em 30 dias como ultrapassamos”, comemora a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin. O mutirão é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Pernambuco em parceria com alguns serviços de saúde do estado. No interior, Petrolina e Caruaru participaram.

Na UPAE as cirurgias foram ofertadas para os pacientes já cadastrados, zerando assim a fila de espera do serviço por cirurgias do tipo. “Nós conseguimos antecipar as pessoas que estavam aguardando há um tempo e o impacto foi muito positivo”, garante.

O procedimento cirúrgico, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente.

A UPAE/IMIP de Petrolina já faz normalmente esse tipo de procedimento e, por mês, são ofertadas 70 cirurgias. Para ter acesso o paciente deve passar primeiro pela avaliação médica na atenção básica (posto de saúde). “É bom lembrar que nós não fazemos marcação de primeira consulta. Então, com o encaminhamento em mãos, o usuário deve procurar a secretaria de saúde do seu município”, informa.














DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here