(Foto: Internet)

Com a seca que afeta a região Nordeste do país, os governos locais precisam apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida da população. Em Pernambuco, o andamento dos processos para a construção de adutoras já está adiantado.

Na última semana, o governador Paulo Câmara participou de um evento que deu início à licitação da construção da Adutora do Alto Capibaribe. O investimento das obras será de R$ 82 milhões. Os canais levarão água da Transposição do Rio São Francisco, no rio Paraíba, para oito cidades pernambucanas e um município do estado vizinho. A construção beneficiará cerca de 230 mil pessoas.

Para o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, as obras são essenciais, já que vão chegar a locais muito castigados pela falta d`água. “Nós estamos sete anos consecutivos de e essas obras são da mais alta importância, já que vão trazer água para o Agreste, a região mais seca do nosso estado”, afirmou o representante da empresa que vai supervisionar as construções.

Ainda segundo Tavares, apesar de algumas dificuldades, as adutoras serão construídas e entregues sem muitos problemas. “A gente tem que atravessar rios, córregos, travessias. Mas a gente tem uma equipe muito preparada, acostumada a fazer grandes obras. Eu acredito que teremos isso nessas obras”, disse.

Alto Capibaribe

A obra vai levar água da Transposição do Rio São Francisco para o Agreste Setentrional. A área é considerada como uma das mais secas da região. De acordo com o governo de Pernambuco, a construção da adutora deve começar no primeiro semestre deste ano e finalizada no prazo de 12 meses.

Adutora Alto Capibaribe

A água será captada da Transposição no Rio Paraíba, entre a cidade de Barra de São Miguel e o Açude Boqueirão, na Paraíba.  Os municípios pernambucanos de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte e Frei Miguelinho serão beneficiados.  A adutora terá 70 quilômetros de extensão e vai transportar uma vazão de 370 litros de água por segundo.

WP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here