A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação. (Foto: Ilustração)

Para incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista o mês de novembro ganha a cor azul. A campanha “Novembro Azul”, alerta para a prevenção do câncer de próstata.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados com a doença no país. O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve.

A principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata são fundamentais.

Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação individualizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here