Foto: Miva Filho/SEI-PE divulgação

Numa cerimônia concorrida, o novo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, assumiu o cargo do seu antecessor, Iran Costa, na manhã desta quinta-feira (3), prometendo continuar o trabalho já realizado até o momento pelo Governo Paulo Câmara. O evento aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), bairro do Bongi, e foi prestigiada por autoridades políticas, representantes da classe médica e gestores da área – entre outros convidados.

Em seu discurso, Longo destacou que vai andar “do Litoral ao Sertão”, conversando e dialogando com os pernambucanos.

Sou, com muito orgulho, servidor público desta Secretaria Estadual de Saúde desde 1997. Recebo com muita honra e responsabilidade o convite do Governador Paulo Câmara para assumir o cargo. Quero registrar nossa intenção de fazer uma gestão participativa, com respeito e diálogo com as representações dos usuários, da sociedade civil organizada, dos movimentos sindicais e conselhos e de todas as instâncias do importante controle social do SUS. Vamos andar por todo o Estado, do litoral ao sertão, dialogando muito e conversando diretamente com toda a população“, afirmou.

O novo secretário também destacou os avanços alcançados na área da saúde no Estado nos últimos anos.

Legado

À frente da SES durante os últimos quatro anos, Iran Costa (que é médico oncologista) teve uma gestão que, mesmo à frente de um cenário de extrema crise, foi marcada por avanços importantes na Saúde Pública. No período, a produção da rede estadual de Saúde apresentou um aumento de 20%; houve a maior convocação de profissionais concursados do setor no Estado; a taxa de mortalidade infantil atingiu o menor patamar de toda a história; e ainda houve ampliação de serviços, com a inauguração do Hospital da Mulher do Recife; a reabertura do Hospital São Sebastião em Caruaru; Dom Tomás em Petrolina; e das UPAEs do Arruda, de Ouricuri e do Grande Recife, em Abreu e Lima.

O Governo ainda deu início às obras do Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada; inaugurou a nova emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e dois novos centros doenças raras, no Hospital Maria Lucinda e no Imip; e inaugurou a Unidade de Oncologia do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Pernambuco ainda teve destaque mundial ao ser pioneiro na notificação e acompanhamento dos casos da Síndrome Congênita do Zika, tornando-se referência para outros estados e países.

Iran Costa aproveitou para destacar a história de vida do novo secretário. “André Longo é um médico, servidor desta secretaria, foi presidente do Cremepe, Simepe, ANS e IRH. Então é uma pessoa extremamente preparada para ser um brilhante secretário de Saúde“, ressaltou.

Fonte

Deixe uma resposta