Tuk-tuks são apreendidos e recolhidos para o pátio do Detran em Paulo Afonso. (Foto: Reprodução PA4.com.br)

Em Paulo Afonso, no norte da Bahia, os proprietários de triciclos automotores de cabine fechada, conhecidos como ‘tuk-tuks, foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (4), com a apreensão de alguns desses veículos. Os primeiros triciclos foram recolhidos pela Polícia Militar para o pátio da 6ª Ciretran da cidade, onde ficaram apreendidos.

Imediatamente, mototaxistas se uniram e liderados pelo vereador Mário Galinho (SD) foram até a sede da prefeitura para tentar reverter a situação. Lá, o representante do Legislativo e uma comissão dos motociclistas foram recebidos pelo prefeito Luiz de Deus (PSD).

Na reunião, segundo o vereador Galinho, o prefeito teria dito que a determinação das apreensões não partiu dele. Essa informação também foi confirmada pela assessoria de comunicação do município. “Essa ação não partiu da prefeitura, inclusive o prefeito acabou de determinar a liberação dos veículos apreendidos“, disse a assessoria: “Os proprietários não pagarão um centavo para retirá-los”, ressaltou.

Perguntada se a assessoria tinha conhecimento de onde então partiu a decisão e o porquê, foi ratificado que da prefeitura é que não foi. Também foi questionado se poderia ter partido unilateralmente do secretário de Administração da prefeitura, Júnior Benzota, como se especula nas redes sociais, e mais uma vez, a resposta foi negativa.

Ciretran

Já o diretor da 6ª Ciretran, Fábio Martins, disse que também foi pego de surpresa e não tinha conhecimento da ação, porém, no momento do contato havia acabado de receber da prefeitura a orientação para suspender o recolhimento dos veículos. O comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Carlos Humberto, não deu retorno até o fechamento da matéria.

Os tuk-tuks estão enquadrados na mesma legislação do moto-táxi, necessitando o emplacamento na cor vermelha e vistoria de trânsito, porém em Paulo Afonso, a prefeitura e a câmara ainda não regulamentaram este procedimento. As informações são do site PA4.com.br

Fonte

Deixe uma resposta