Bolsonaro é o favorito em todas as simulações sem a presença de Lula (Câmara dos Deputados)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se mantém estável ou oscila negativamente dentro da margem de erro. O ex-capitão tem de 18% a 25% das intenções de voto, mostra a pesquisa DataPoder360 de novembro.

Cenário 1

O mais importante nesse tipo de acompanhamento realizado mês a mês é observar a trajetória da curva. No caso de Bolsonaro, especialmente nos cenários sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado registra uma oscilação levemente negativa, dentro da margem de erro do levantamento (2,9 pontos percentuais), mas sempre para baixo. Nas simulações com a participação do petista, o desempenho do pré-candidato do PSC é mais estável.

Em relação ao mês passado, o ex-presidente Lula também oscila negativamente, mas a curva dos últimos meses estabiliza-se em torno do mesmo patamar, na faixa de 25% a 30%, percentual histórico do PT em disputas nacionais.

O levantamento do DataPoder360 de novembro revela que, se as eleições fossem hoje, Lula teria 26% da preferência dos eleitores nos 2 cenários em que tem o nome testado. Em agosto, o petista registrava de 23% a 26%.

Cenário 2

Se a eleição fosse hoje, Lula e o PT teriam muita dificuldade em transferir votos para algum candidato na corrida presidencial. Segundo o DataPoder360, apenas 16% responderam afirmativamente a respeito de votar em 1 candidato indicado pelo ex-presidente.

A outra má notícia para o PT é que há 51% dos eleitores que dizem que não votariam em 1 candidato apoiado pelo petista.

A pesquisa foi realizada de 16 a 18 de novembro de 2017. Foram entrevistadas 2.171 pessoas, por telefone, em 143 cidades. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

*Com informações do Poder360.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here