Novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente tomam posse em Petrolina. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente em Petrolina, os novos representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) tomaram posse ontem (7), um marco considerado importante pelo município para garantir a elaboração de políticas públicas voltadas para esse setor.

O local escolhido para sediar o evento foi o auditório do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). A solenidade contou com a presença de autoridades, membros da sociedade civil, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

São 23 membros titulares e mais 23 suplentes que compõem o órgão municipal até 2020. Entre as finalidades do Comdema estão participar da elaboração de políticas públicas e diretrizes ambientais; sensibilizar a sociedade para a consciência, educação e sustentabilidade ambiental; e fiscalizar a execução das ações voltadas ao meio ambiente do município.

Cidadania

Para o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Pedro Neto, o Conselho é um instrumento de cidadania. “É importante entendermos que o que fazemos aqui hoje é, sobretudo, um exercício de cidadania e democracia. Por abrir um canal de diálogo, por tornar uma gestão ambiental linear, onde a partir de cada um de nós chegará uma importante mensagem do cuidado e responsabilidade com o meio ambiente“, disse.

A próxima atividade do Conselho será promover uma reunião para a eleição do presidente, vice e secretário. O mandato dos 23 membros do Comdema tem duração de dois anos sendo permitida a recondução.

CB

Deixe uma resposta