Motorista não espera sinal abrir novamente e fecha cruzamento da Av. Fernando Góes com a rua Joaquim Nabuco. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O trânsito em Petrolina, Sertão Pernambucano, tem ficado cada vez mais caótico. Além de regras diversas do restante do país, como a vez ser de quem está fora das rotatórias, os condutores parecem não estar preparados para guiar seus veículos pelas ruas, tanto tecnicamente, como psicologicamente.

São motociclistas que abusam nas ultrapassagens pelo lado direito e motoristas de carro que criam filas inexistentes nas paradas dos semáforos, por exemplo. Sem falar nos condutores que conduzem seus veículos ocupando duas faixas, como verdadeiros donos das ruas.

Além das falhas técnicas, os motoristas da nossa cidade são absurdamente ignorantes. Não é difícil você encontrar condutores sem bom senso no trânsito de Petrolina. Não conseguem ter a sensibilidade de entender que se deve ir além das sinalizações.

Por exemplo, motoristas que fecham cruzamentos. Não pode ser outra coisa, se não ignorância. O condutor sabe que não vai conseguir passar sem fechar o trânsito, mas ainda assim tenta tirar proveito, ao invés de esperar uma nova oportunidade de seguir viagem.

Outro exemplo, condutores que impedem, por ignorância, que outros carros em ruas transversais sigam viagem. Os motoristas não diminuem a velocidade para permitir que o outro veículo entre, pelo contrário, acelera o quanto pode só para impedir que o outro carro, ou moto, entre na via.

Sem falar nos que entendem o sinal amarelo como “acelere mais”. Esses não são raros, aumentam a velocidade logo que veem a luz amarela nos semáforos, obrigando, as vezes, os outros veículos, que estão com seu sinal verde, esperar sua passagem.

Faixa de pedestres

Talvez o único ponto positivo para o condutores de Petrolina sejam as faixas de pedestres. Os pedestres não sofrem tanto quando necessitam atravessar as vias da cidade. Quase todos os motoristas param para as pessoas seguirem seus destinos.

Contudo, há de se fazer uma ressalva, dessa vez para os pedestres. É possível perceber que várias pessoas, quando pretendem atravessar as vias, não estão dispostas a ir a uma faixa. Elas, geralmente, atravessam em qualquer lugar. O pior é que as vezes, mesmo fazendo o errado, ao invés de esperar nas calçadas, ficam nas ruas esperando uma oportunidade para atravessar e obrigando os carros a desviarem delas.

Enfim, Petrolina tem crescido cada vez mais, principalmente na quantidade de veículos que circulam pela cidade, e é necessário que as pessoas utilizem do bom senso quando estiverem em seus veículos para acabar, ou ao menos amenizar, esse caos que está se tornando o trânsito do município.



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here