Por: Blog Edenevaldo Alves –


O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Por conta de tudo isso, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido como ‘Setembro Azul’. Em Petrolina, a prefeitura promoverá a I Semana Especial do Surdo, através do Centro Auditivo.

A programação, que inicia na próxima sexta-feira (20) contará com palestra sobre sexualidade; dia da beleza para os pacientes; caminhada com a comunidade surda; dia comemorativo com diversos serviços de saúde; entrega de aparelhos auditivos e entrega de certificados do curso de libras ofertado pelo órgão.

De acordo com a diretora da Atenção Especializada, Tanandra Mendes, a luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda é também uma prática diária da gestão municipal. Segundo ela, participar ativamente da luta por respeito e inclusão para essa população reduz cada vez mais as barreiras.

Programação:

20/09 – Palestra sobre sexualidade – 9h às 10h30/ Instrutora – Carmela de Cássia B. Correia/ Intérprete – Micheline Martins Paz

24/09 – Dia da Beleza – 8h às 12h/ Instituo Embelleze do Vale

26/09 – Participação da caminhada com a comunidade surda

27/09 – Dia da Inclusão – 8h às 12h

Aferição de pressão e teste glicêmico (Grau Técnico)

Spa e design de sobrancelha

Passe livre (Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humano)

Teste rápido de HIV e sífilis com distribuição de preservativo (Centro de Testagem e Aconselhamento)

30/09 – Entrega dos certificados do Curso de Libras














Deixe uma resposta