Por: Blog Edenevaldo Alves –

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para a turma 2020 do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O programa disponibiliza nesta seleção 30 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Processos Cognitivos e Comportamentais” e “Processos Psicossociais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de novembro.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema de Inscrição em Processo Seletivo (PS) da Univasf. Podem participar da seleção os portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em qualquer área (licenciatura plena ou bacharelado) desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); ou aqueles que comprovem estar aptos a concluir curso de graduação antes da matrícula institucional no PPGPSI. No ato da inscrição serão aceitos apenas arquivos digitalizados e legíveis em formato PDF, de acordo com a relação de documentos presente no Edital PRPPGI Nº 23/2019, que está disponível no site do PS.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por apenas uma linha de pesquisa e também um único docente dessa linha. A área de Processos Cognitivos e Comportamentais conta com 12 vagas e 6 docentes vinculados. Já a de Processos Psicossociais, conta com 18 vagas e 8 docentes vinculados.

O processo seletivo será composto por três etapas. A primeira será a comprovação de proficiência em língua inglesa, que poderá ser realizada pela apresentação de exames TOEFL, TOEIC, IELTS e Cambridge que não ultrapassarem 4 anos de sua realização; ou por meio da aprovação em prova escrita de Compreensão e Interpretação de Textos Científicos em Inglês, elaborada pelo PPGPSI. Já a segunda etapa será a Avaliação de Conhecimentos Metodológicos, que será composta pela avaliação do projeto de pesquisa e prova de Metodologia Científica e Conhecimentos Específicos. Os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas estarão aptos a participar da terceira etapa, a avaliação do currículo. As provas serão realizadas no dia 29 de novembro, no Campus Sede, em Petrolina, nas salas que serão divulgadas até 48h antes da data da prova no site do Programa.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado a partir de 11 de dezembro e a convocação para matrícula ocorrerá em fevereiro de 2020, em data a ser divulgada posteriormente, de acordo com o Calendário Acadêmico da Pós-Graduação. O cronograma completo da seleção está disponível no edital. (Univasf)

Deixe uma resposta