Que tal um temperinho a mais na comida? Quem sabe um molhinho de pimenta possa te ajudar na tarefa. Porém, na primeira mordida, você já sente aquele ardor característico. Logo de cara, não tome água e beba um copo de leite. Mas os sintomas continuam, olhos lacrimejando e nariz escorrendo. Existem muitas maneiras de aliviar a sensação de ardência. No entanto, acho que talvez você queira saber porque a comida apimentada faz o nariz escorrer.

Enquanto há quem diga que pimenta é o melhor remédio para descongestionar as vias aéreas, vale a pena entender o motivo. Será que essa afirmação faz mesmo sentido? De todo modo, tudo parece ser culpa de uma substância conhecida como “capsaicina”.

Pimenta no nariz dos outros é refresco

Não se assuste se, logo de cara, seu nariz se tornar uma torneira sem fecho. Molhos quentes ou temperos podem, de fato, aumentar a produção de muco nas narinas. E a culpada de tudo isso, pode ser considerada a capsaicina. E também, o composto isotiocianato de alila, que estimula reações parecidas.

Essas substâncias, que irritam nosso nariz, funcionam como um mecanismo de defesa. Isso porque você pode não sentir, mas seu estômago e outras parte estão em constante secreção de excesso de líquidos. Não entendeu ainda? Vamos tentar imaginar a situação como um carro, por exemplo. É como borrifar água em um carro imundo. Nosso corpo aciona esse sistema e qualquer objeto estranho ou nocivo é empurrado com esse líquido. Além disso, essa também é uma reação semelhante para algumas pessoas, que desenvolvem diarreia ou dor de estômago.

E um estudo recente descobriu que o “prazer” da pimenta inibe algumas das sensações dos receptores de dor. O que também faz com que se elevem os níveis de calor e ardência. Fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, a pele fique avermelhada e a temperatura corporal aumente. Tudo ainda dentro dos mecanismos de defesa. Por isso, quando as membranas mucosas são atingidas por essas substâncias, também ficam inflamadas e entram em modo de defesa. Isso significa que nosso nariz escorre, para manter essas substâncias longe do sistema respiratório. Sendo assim, isso é feito, removendo-os da passagem nasal.

Melhor do que remédios?

Além disso, você deve ter notado ou ouvido falar que o efeito de alimentos picantes pode melhorar um resfriado. E é verdade, o efeito de coriza, nesse tipo de alimento, pode até fazer você se sentir um pouco melhor. No entanto, não se deixe enganar por essa receita. Porque o alívio é apenas temporário, e a longo prazo, só piora a situação.

A irritação, causada pela capsaicina e pelo isotiocianato de alilo, podem melhorar temporariamente a entrada do ar. Isso porque os receptores do nariz dizem ao nosso cérebro que estamos respirando melhor. Funcionando assim, como uma espécie de truque com o nosso cérebro. No entanto, quando o efeito desaparece, você volta ao seu estado antigo e abafado.

Além disso, outros possíveis benefícios à saúde estão sendo estudados. Como por exemplo, proteger o coração e cintura. Com efeitos que amenizam a obesidade e podem, inclusive, melhorar a função cardíaca e arterial. O que provavelmente também aumentaria a dilatação saudável dos vasos sanguíneos.

Deixe uma resposta