Com a correria do dia a dia e as dezenas de coisas que temos para fazer, o dia parece ser curto. A verdade é que faltam horas para fazermos tudo aquilo que gostaríamos ou planejamos. Mas a verdade é bem diferente dessa. A verdade é que cientificamente e numericamente mesmo, os dias na Terra estão se tornando cada vez mais longos.

Não, nem sempre os dias duraram 24 horas. Nosso universo existe há milhares de anos e durante esse tempo, sofreu muitas transformações. Algumas delas afetaram diretamente a duração dos dias.

Por que os dias são mais longos?

Nós sabemos que o planeta Terra não está sozinho em todo o universo. Há outras dezenas de corpos em nosso sistema solar e todos eles exercem alguma força em nosso planeta. Essas forças geram algumas variações na órbita terrestre e também no próprio movimento de rotação.

Mas como isso interfere na duração de um dia? O movimento de rotação da Terra, quando ela gira em torno de seu próprio eixo, equivale a duração de um dia, que atualmente dura 24 horas. No entanto, isso se deve a todo um processo de forças sofridas pelo nosso planeta ao longo dos milhares de anos.

Os dias eram mais curtos antes?

Os cientistas encontraram muitas dificuldades para entender porque isso está ocorrendo. Afinal, para entender se esse é um movimento natural ou não, seria preciso uma análise e para isso são necessários dados. Que podem datar de milhares de anos atrás, afinal, nosso universo já existe há alguns milhares de anos.

Como todos sabemos, voltar no tempo ainda não é possível. No entanto, pesquisadores da Universidade de Wisconsin Madison desenvolveram um cálculo que permitiu mensurar o quanto os dias se tornaram mais longos. Com o uso de estatística, dados geológicos e teoria astronômica, eles chegaram a um número completamente diferente e até surpreendente.

Há cerca de 1,4 bilhões de anos atrás, um dia na Terra durava pouco mais de 18 horas. Isso são incríveis 6 horas de diferença! Mas como é possível perceber, isso não aconteceu de forma inesperada. Ao longo dos anos, a movimento de rotação vai se tornando mais lento e isso vai mudando minimamente a duração do dia. Tanto que a diferença só é notável após grandes intervalos de tempo.

E você, já imaginou realizar todas as coisas que precisa em um dia de apenas 18 horas? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com aquele amigo que diz que faria qualquer coisa para que o dia tivesse 25 horas.

Fonte

Deixe uma resposta