Foto: Ascom PMP/divulgação

O cenário crítico provocado pela estiagem, somado a falhas no abastecimento d’água por parte do Governo de Pernambuco, levou a Prefeitura de Petrolina a dar continuidade em caráter emergencial ao Programa ‘Água Boa’, que deve minimizar a situação do homem do campo. Para retomar o serviço, a administração municipal já iniciou o processo licitatório para contratação de carros-pipas, o qual já se encontra em andamento.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, já beneficiou mais de 380 famílias em diversas localidades de Petrolina que sofrem com o longo período de seca e não são contempladas pela Operação Carro-Pipa ou qualquer outro tipo programa.

Estamos seguindo os trâmites legais de licitação e, em breve, o Programa ‘Água Boa’ estará atendendo às comunidades rurais. Quero adiantar que vamos ampliar o número de carros-pipas de 10 para 20, e vamos atender mais de 700 famílias. Volto a repetir que hoje, sim, o interior tem atenção especial devido a essa gestão”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama.

Ações

A prefeitura já realizou importantes obras na zona rural, a exemplo do acordo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em que foram perfurados 93 poços tubulares e instalados 188, com montagem de 89 cataventos e 99 eletrobombas – além de manutenção de 90 poços e a construção de sete barragens, beneficiando as localidades de Baixa do Pretinho, Baixa Alegre, Horizonte, Ponta da Serra, Assentamento Cristalino, Chapada do Alegre e Olho d’água.

Outras ações de incentivo e abertura de novas perspectivas para o fortalecimento dos pequenos criadores vieram através dos Terreiros Produtivos e do Programa Vendas em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Petrolina.

O patrolamento das estradas também não para: mais de 1.700 km de estradas já receberam o serviço. Este mês estão sendo contemplados os trechos que ligam a comunidade de Jatobá da Cumprida ao Lajedo, na região de Uruás, e de Caroá à Rajada. Em breve as máquinas da prefeitura também chegarão à comunidade de Cabaceiras, Sítio Romão e adjacências – todas na região de Rajada. Com informações da assessoria da PMP/SEDEA.

CB

Deixe uma resposta