(Foto: Alexandre Justino/Divulgação)

Serviços de saúde, café da manhã, corte de cabelo e muita música, marcaram a manhã de alguns pessoas em situação de rua Petrolina no sábado (18). O evento idealizado pela Prefeitura de Petrolina atendeu cerca de 100 pessoas marcando o dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Essa ação faz parte do programa ‘Consultório na Rua’, da Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).

A iniciativa contou com atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, testes rápidos (HIV e sífilis), aferição de pressão e glicemia, orientações com a Defensoria Pública e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), banda pop, atividades com educador físico, corte de cabelo e barba, além de um delicioso café da manhã.

A coordenadora e psicóloga do consultório na rua, Marla Gomes, destacou a importância desse episódio. “Estamos aqui para reafirmar a importância dos direitos dos moradores de rua. Esse é mais um momento para que eles possam desfrutar dos serviços que a nossa equipe já oferta diariamente, mas de forma lúdica“, explica.

Além dos serviços ofertados, os moradores tiveram oportunidade de mostrar seus talentos artísticos através de pinturas no ‘Cantinho de redução de danos’, criado para usuários de álcool e drogas com o intuito de minimizar os danos causados pelo uso de entorpecentes. “Esse momento é muito importante para eles. O objetivo é que desenvolvam suas capacidades, se integrem e se sintam seres humanos dignos de respeito“, pontuou Lilian Cavalcanti, coordenadora do Centro POP.

Programa

O programa desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina através da secretaria de Saúde, leva serviços para pessoas em vulnerabilidade social desde 2015 e já realizou mais de 2.500 atendimentos só este ano. Uma equipe percorre os bairros da cidade onde há maiores aglomerações de moradores de rua para realizar os procedimentos de saúde. Atividades lúdicas marcam o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em Petrolina. (Fonte: Ascom PMP)

CB

Deixe uma resposta