Macaxeira, bode, açafrão e couve-flor. Estes são os ingredientes-base que constituem o Caldo Nordestino Nutritivo, uma das 15 receitas que representará Pernambuco na 2º edição do concurso nacional “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, que acontecerá em Brasília, de 23 e 25 de outubro.

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na oferta de uma alimentação saudável e adequada. Para participar, as receitas devem ser atreladas a um trabalho de educação alimentar e nutricional dentro da escola. Foram escolhidas receitas de cinco regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. No Nordeste, apenas três foram selecionadas para etapa nacional, uma de Pernambuco e duas do Ceará.

A nutricionista da Secretaria Estadual de Educação, Gisele Leite Barbosa, acompanhou todo processo de criação do caldo e fez os ajustes nutricionais necessários para que fosse uma receita realmente rica em nutrientes. “Estou imensamente feliz em contribuir com esta conquista. Ser selecionada para representar o Estado num concurso como este é uma grande vitória. É o resultado do trabalho de formiguinha feito pela equipe de nutricionistas do Programa de Alimentação Escolar, através das visitas, monitoramentos e orientações que são dadas nas escolas de todo o Estado”, declara.

Parceria

O caldo foi criado em parceria com a merendeira Gilda Rosângela de Souza, da Escola Estadual Juazeiro, localizada na zona rural de Tacaratu (Sertão de Itaparica). Com baixo custo, seus ingredientes e temperos são cultivados na horta da escola e adquiridos através do Programa de Agricultura Familiar e recursos da merenda escolarizada. “Está sendo muito gratificante poder contribuir com uma alimentação saudável para nossos estudantes. Esse caldo é muito bem aceito por eles e isso só me dá mais estímulo. Estou muito feliz por ter sido selecionada, sei que vou aprender muito durante estes dias que passaremos lá (em Brasília) e isso vai me ajudar a realizar um trabalho ainda melhor”, fala Gilda.

Em Brasília, os selecionados vão participar de dois dias de curso com um renomado chef de cozinha brasileiro. (Foto/divulgação)



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here