Gabriella Brito é finalista do Prêmio do Projeto Inova Jovem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Juazeiro (BA) terá uma finalista no Prêmio do Projeto Inova Jovem, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com a Agência Besouro. O Prêmio selecionou 30 empreendedores de vários municípios do Brasil que participaram do Projeto levando em conta as categorias: Financeiro, Histórico Social e Inovação.

Com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a jovem Gabriella Brito, de 21 anos, moradora do Bairro Lomanto Júnior, ficou entre os 10 finalistas na categoria Financeiro, com o empreendimento ‘Cupcakecaria – Sabor e Qualidade’. Gabriella contou que a ideia de montar o próprio negócio surgiu em 2013, quando participou de um curso de Tecnologia em Alimentos.

Passei a fazer os doces em casa e vendia no colégio que estudava na época. Hoje eu produzo, divulgo e recebo encomendas pelo Instagram (@CUPCAKECARIA) e WhatsApp. Depois que participei do Inova Jovem consegui montar meu plano de negócio, planejar e organizar a minha empresa, isso foi muito importante para fortalecer o meu negócio”, ressaltou. Quando soube que ficou entre os finalistas, foi só alegria. “Estar entre os dez me ajuda a acreditar em minha empresa e querer trabalhar ainda mais nesse ramo de doces”, concluiu Gabriella.

Para a secretária da Seduc, Lucinete Alves, “o Inova Jovem é mais uma ação do Governo que fortalece a política de valorização da juventude. É mais uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e de profissionalizar as ações que os jovens já desenvolvem em suas comunidades. Quero parabenizar a empreendedora Gabriella por ter ficado entre os finalistas do Prêmio, e todos os jovens que participaram do projeto. Acreditamos que muitos deles conseguirão sucesso em seus negócios, o que vai possibilitar uma renda extra para os futuros empresários”, disse.

Inova Juazeiro

O Inova Jovem capacitou no primeiro semestre deste ano cerca de 50 jovens, entre 18 e 29 anos, de comunidades periféricas e da zona rural do município, com carga horária de 30 horas, onde receberam orientações de empreendedorismo, desenvolvimento da marca, planejamento estratégico, vendas, divulgação e fluxo de caixa, além de consultoria presencial e on-line, para auxílio no desenvolvimento do negócio.

Cerca de 2 mil jovens de vários municípios do país participaram do Projeto e dos 30 empreendedores selecionados para o Prêmio Inova Jovem Empreendedor, cinco são de municípios baianos: Juazeiro, Paulo Afonso, Eunápolis e dois de Teixeira de Freitas.  A premiação dos 3 primeiros lugares em cada categoria acontece hoje (13), na sede da Secretaria Nacional de Juventude, em Brasília.

CB

Deixe uma resposta