Depois de Petrolina, Salgueiro (PE) – no Sertão Central – será a segunda cidade a debater o Projeto de Lei n°6.569/13, que trata da interligação dos Rios Tocantins e São Francisco. A proposta é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e foi reeditada, após mais de 20 anos no Congresso. A audiência pública para apresentação do projeto acontecerá na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, e foi requerida pela vereadora Paizinha Patriota (PSB).

Já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, a interligação dos dois rios visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho (BA), aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia“, esclareceu o deputado. As obras, segundo Gonzaga Patriota, durariam no máximo um ano e meio e podem custar entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões. Para mais detalhes sobre o projeto, basta acessar aqui.



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here