Cinco proponentes de grupos de cultura popular de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, foram habilitados na 5ª edição do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros.

A Secretaria Executiva de Cultura, em parceria com o Ponto de Cultura Nação Coripós, mobilizou os artistas e incentivou suas inscrições para o edital. Após a habilitação, uma comissão de seleção do Ministério da Cultura deve avaliar o mérito das propostas e publicar o nome dos premiados.

O objetivo da iniciativa é fortalecer as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento difundindo-as para além dos limites de sua comunidade de origem. Representam Santa Maria no edital os seguintes selecionados: A mestra de Reisado Maria Jacinta; o projeto Pifeiros do São Francisco – O Som das Águas da banda de Pífanos Raça Negra Boavistana; o poeta Raimundo Nascimento; o Reisado da Comunidade Quilombola de Saruê; e o Reisado do Inhanhum – Patrimônio Vivo de Pernambuco.



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here