Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), visitou o Distrito de Rajada, zona rural do município, na manhã da última quinta-feira (26). A ideia foi realizar uma vistoria técnica em duas edificações antigas da localidade, construídas entre as décadas de 20 e 30 do século passado: a estação ferroviária e a casa dos funcionários da ferrovia. Os prédios estão localizados numa região central do distrito e são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sob a coordenação do secretário Coronel Heitor Leite, o secretário-executivo de Infraestrutura, Eduardo Nogueira, e os engenheiros e arquitetos da SEINFRAHM avaliaram a estrutura física das duas antigas construções. Eles tiveram o auxílio do professor universitário e defensor da história de Rajada, Genivaldo Nascimento. Durante o trabalho, foi constatado de que as edificações precisam de intervenções complexas, a fim de garantir a preservação do patrimônio histórico.

A partir de agora, a SEINFRAHM vai trabalhar na elaboração dos projetos de intervenção e restauração que vão servir de base para a captação dos recursos necessários para a realização das obras.

Coronel Leite sensibilizou-se com o estado de depredação dos prédios e por isso se comprometeu em empenhar a SEINFRAHM nesse trabalho. “Não podemos deixar a história do povo de Rajada terminar em ruínas. Por isso, vamos trabalhar na elaboração dos projetos para que, junto às instituições de preservação do patrimônio histórico, governos municipal, estadual e federal e quem mais estiver disposto a ajudar, se possa obter os recursos necessários à restauração dos prédios”, frisou.

Restauração

Depois de restauradas, as edificações vão ficar em condições de serem exploradas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, bem como pela Secretaria de Educação. A partir daí, poderão receber programas e integrar projetos em benefício da população petrolinense. (fonte/foto: Ascom PMP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here