Foto: Ascom/PMP

A Prefeitura de Petrolina ampliará os testes para Covid-19 com a aquisição de mais 80 mil kits para detecção do novo coronavírus. Até agora, o município adquiriu 84 mil testes rápidos. Com a nova remessa, de 50 mil testes rápidos e 30 mil testes PCR, o total chegará a 164 mil. A medida tem como objetivo ajudar na detecção precoce da doença e na avaliação do número de infectados. Além de monitoramento para devida orientação quanto aos cuidados de isolamento.

Para o começo da primeira fase, o município recebeu 8.506 doses, o que corresponde à vacinação de 4.253 pessoas dos dois grupos prioritários, que são trabalhadores da saúde e idosos que residem em abrigos. Com a vacina sendo aplicada, muitas pessoas podem achar que as medidas de proteção, como uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento não precisam mais ser respeitadas. Porém, o que deve acontecer é justamente o contrário. Os cuidados precisam ser mantidos, já que poucas pessoas serão imunizadas neste primeiro momento.

Testagem

Para realizar o teste é necessário que o paciente esteja com sintomas gripais e procure um serviço de saúde para receber a notificação. Ou seja: se apresentar tosse, coriza, febre ou qualquer outro sintoma gripal, ele deve realizar o procedimento no posto de saúde da comunidade onde mora (das 7h às 17h na zona urbana e de 7h às 13h na zona rural) ou no Centro de Referência da Covid-19, que funciona na Unidade do Servidor, na Avenida Guararapes, Centro, próximo ao Monumento da Integração, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, essa unidade realiza testagem de pessoas agendadas.

Ainda é possível notificar casos suspeitos de Covid-19 realizando uma teleorientação pelo site petrolina.tisaude.com. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os hospitais particulares também notificam pacientes sintomáticos.

Fonte: Blog do Carlos Britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here