As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro (BA) podem ganhar um novo modelo de gestão. A proposta foi apresentada ontem (2) pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb) durante reunião com a secretária Municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro. Participaram do encontro os representantes do Seeb, Thiago Sena e Pollyanna Evangelista, além do secretário de Governo, Clériston Andrade e a assessora de planejamento da Secretaria de Saúde, Ianni de Almeida.

De acordo com o secretário de Governo, a Seeb apresentou um modelo que envolve as equipes de saúde da família de maneira mais democrática, tendo o enfermeiro como figura central do processo. “Os gestores assumiriam um compromisso com a gestão, por meio do estabelecimento de metas, para que cada unidade possa cumprir os indicadores mínimos e que, a partir disso, os profissionais das unidades possam ser premiados”, explica Clériston Andrade.

Segundo a representante do Seeb, Pollyanna Evangelista, o modelo é uma reivindicação da categoria, como forma de valorização do servidor e qualificação dos serviços ofertados na Atenção Básica do município. “O gestor de UBS teria o compromisso de fazer a unidade funcionar, de forma que as metas pactuadas no plano do município sejam atingidas, que o trabalho de prevenção em saúde seja qualificado, além de captar mais recursos para o município, por meio das melhorias nos indicadores de saúde”, afirma.

Análise

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, disse que a gestão vai analisar a proposta. “A princípio gostamos muito do que nos foi trazido. Agora vamos tentar construir um modelo em conjunto, porque é uma determinação do prefeito Paulo Bomfim que a gente melhore a saúde de Juazeiro, e não há melhoria significativa da saúde se não for a partir do trabalho dos nossos servidores”, pontua. (foto/divulgação)



Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here