Mais de 18 mil pessoas morreram devido a um terremoto de magnitude 9, seguido por um tsunami, que atingiu o Japão em 2011. O evento atingiu a região nordeste do país e durou cerca de 6 minutos. Cerca de 250 tremores secundários ocorreram durante o acontecido.

Um turista estadunidense, que estava visitando um parque na região afetada pelo terremoto, conseguiu capturar um vídeo amador e conseguiu mostrar como o solo se comportou enquanto tudo chacoalhava. Na assustadora gravação, é possível ver o solo se abrindo e fechando.

O terremoto

Tudo ocorreu no dia 11 de março de 2011, onde um terremoto que atingiu o nordeste do Japão, tendo 9 pontos de magnitude na escala Richter. Cerca de 250 tremores secundários ocorreram em conjunto, seguido por um tsunami que acabou deixando cerca de 18 mil mortos no país.

Um vídeo amador, feito por um turista que visitava um parque no país, capturou o exato momento em que o solo reage aos tremores. Nas imagens é possível ver o solo se abrindo e fechando, e em um determinado momento do vídeo, é possível ver a água brotando do chão.

Esse fenômeno geológico é conhecido como liquefação. Quando o solo saturado experiencia um evento como um tremor ou terremoto, a pressão da água aumenta drasticamente. Então, as partículas do solo livremente, se comportam quase como um líquido do que como um sólido propriamente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Fonte

Deixe uma resposta