A internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente os usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governos, com alcance local e global. Tudo está ligado por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica. Incluindo as sem fio e ópticas.

Hoje em dia, o uso da internet é completamente normal na vida de qualquer pessoa, até porque, a internet se tornou um dos meios de comunicação mais usados em todo o mundo. E na internet, é capaz de se encontrar praticamente tudo. Informação, diversão e coisas que você provavelmente nem sabia que existiam.

Vídeos sempre estão viralizando na web, seja porque eles têm um conteúdo muito legal ou totalmente estranho. Um vídeo que está circulando pelo Reddit mostra um homem colocando sua mão no metal fundido sem se machucar.

Na filmagem, nós vemos o homem indo em direção a uma corrente de metal líquido. Ele então tira a sua luva de segurança e começa a passar a mão pelo líquido incandescente. Depois disso registrado, ele se afasta como se nada tivesse acontecido e como se fosse uma coisa normal passar a mão por um metal líquido. E o mais impressionante de tudo é que ele sai completamente ileso.

Efeito

A pergunta que fica na cabeça é como que o homem consegue fazer isso sem derreter o seu braço ou pelo menos ter queimaduras graves. Isso acontece por causa do chamado efeito Leidenfrost. Esse efeito também faz com que as gotículas de água dancem em um fogão que está extremamente quente, ao invés de fazê-las evaporar.

Quando uma coisa líquida é derramada em uma chapa quente, a camada inferior desse líquido evapora instantaneamente. Com isso, uma camada protetora de gás é deixada entre a placa quente e o resto da gotícula de água. E isso impede o contato entre os dois e retarda a transferência de calor.

Se você teve dificuldade de imaginar ou entender lendo, esse vídeo explica nitidamente como esse efeito funciona.

E é exatamente esse efeito que protege o homem e que é visto no vídeo com o sujeito passando a mão pelo metal fundido. Por um período de tempo bastante curto, a umidade presente na pele do homem ferve instantaneamente e isso forma uma camada protetora na pele dele. E ela impede que o metal líquido toque diretamente na superfície da epiderme. E assim ele consegue passar a mão pelo metal sem se queimar.

Casos

Mas se ele ficasse um pouco mais de tempo com a mão na hora de passar pelo metal, com certeza, ele seria queimado gravemente. E esse mesmo efeito, que vimos com uma coisa tão quente, pode ser observado em algo congelante como o nitrogênio líquido.

No caso do nitrogênio, ele ferve a uma temperatura de -196º Celcius e ele vaporiza instantaneamente quando entra em contato com uma superfície quente. E com isso, uma camada de gás entre ele e a mão de uma pessoa, por exemplo, é criada. Como resultado, vários vídeos de pessoas derramando nitrogênio líquido em suas mãos e não congelando já foram vistos.

Fonte

Deixe uma resposta