Fiscais sanitários de Petrolina em atuação. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

A variedade de pratos típicos aumenta nessa época do ano e, por isso, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina alerta para a importância das condições higiênico-sanitárias na hora de escolher um local para se alimentar. A AMVS ressalta que os ambulantes que irão atuar no São João da cidade já passaram por capacitações, mas a equipe do órgão vai trabalhar em todos os dias de festa para garantir a segurança alimentar.

De acordo com a fiscal sanitária Islanne Soares, é importante que a população fique atenta para esse importante detalhe. “As pessoas devem dar preferência a comidas leves e saudáveis. Verificar se o local escolhido é limpo, se o manuseio dos alimentos é feito com luvas e se está com o fardamento completo. Lembrar que é proibida a utilização de colheres de pau e coadores de pano. Com relação a bebidas, não aceitar gelo-escama durante o fornecimento. Caso perceba que esses itens estão sendo descumpridos, procurar outro local e denunciar aos fiscais presentes”, garantiu.

No primeiro dia de festa, a equipe composta por oito fiscais irá garantir que a comercialização seja feita de acordo com as normas sanitárias. A operação da Vigilância Sanitária tem o objetivo de proteger a população. “São medidas de prevenção, já que o consumo de produtos sem inspeção pode acarretar doenças transmitidas por alimentos (DTAs)”, frisou.

Em 2017, além das orientações, os fiscais recolheram produtos sem registro, outros com prazo de validade expirado, além de alimentos armazenados em caixa de papelão. Foram aplicadas 16 notificações.

CB

Deixe uma resposta