Através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF de Lagoa Grande, PE, o Prefeito Vilmar Cappellaro, juntamente com o vice-prefeito, Ítalo Ferreira, também secretário da Saúde, tem avançado nos Programas de prevenção das comunidades. O NASF que é ligado á secretaria da Saúde, realiza dezenas de atividades para a população dentro da atenção primária da saúde. Entre as propostas está a atuação na retaguarda e apoio das Unidades Básicas de Saúde – UBS com intervenções no âmbito da promoção de saúde e prevenção de doenças das famílias. O NASF estruturalmente é formado por uma equipe multidisciplinar e sua função principal é apoiar cada equipe de saúde da família do município na Sede e em todos os distritos.

Programa Atividade Assistida é outro programa em evidência da nova gestão

Este é mais um programa que teve início na nova gestão municipal em janeiro de 2017 e tem como objetivo acompanhar os usuários das unidades de saúde na prática de exercícios. Isso faz com que os profissionais estejam cada vez mais próximos da população, neste caso, no local em que os usuários fazem caminhada diariamente. A atividade assistida é mediada por um educador físico e nutricionista. Este Programa é realizado na Sede e no distrito de Vermelhos.

Confira as diversas intervenções do NASF

Atendimento em grupo, visitas domiciliares, atendimento compartilhado, visita compartilhada, projeto terapêutico singular – PTS, avaliações individuais, reuniões de matriciamento, diagnóstico territorial e atendimento individualizado. Além de programas de intervenção em demandas específicas como o Programa Vida Saudável faz parte de um leque de programas implementados e mantidos pelo NASF na rede de atenção em saúde. Seu objetivo é incluir na prática de cuidado da população a cultura da promoção da saúde e prevenção de doenças. Esse tipo de cultura de cuidado está sendo inserida através das ações mediadas pelos profissionais da equipe. O programa faz mensalmente 270 intervenções na prática física. O grupo técnico da Saúde é formado por educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here